tire suas dúvidas

Perguntas Frequentes sobre as cirurgias plásticas

1- Em quanto tempo verei resultado da minha rinoplastia?

O resultado final da cirurgia será perceptível após o período de 6 meses a 1 ano, pois a cicatrização da região é lenta. Por esse motivo é muito importante que o paciente siga todas as orientações feitas pelo médico para o pós-operatório.

2- A rinoplastia deixa cicatrizes?

Em alguns casos, as cicatrizes ficarão escondidas dentro da cavidade nasal. Em outros, existem cicatrizes externas pouco aparentes. O resultado é individual e é diferente de acordo com o paciente.

3- Posso escolher o novo formato do meu nariz?

Não. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, que deve ser preservado assim como a naturalidade do rosto. A qualidade da pele do nariz também poderá influenciar no resultado almejado. Além disso, o nariz tem inúmeras funções, dentre elas a respiração e a olfação, que precisam ser respeitadas. Cirurgião e paciente deverão estar alinhados com o possível resultado.

4- Como ficará minha respiração após a cirurgia?

Nos primeiros dias do pós-cirúrgico, poderá haver pequena dificuldade respiratória, por conta do inchaço. Com o decorrer do tempo tende a normalizar-se. Quando a correção do septo se faz necessária, a rinoplastia poderá ser feita simultaneamente.

5- Há dor no pós-operatório?

Raramente. A rinoplastia apresenta pós-operatório geralmente confortável. Quando ocorrer uma possível dor, o médico responsável indicará analgésicos.

6- Como identificar a orelha em abano?

É considerada orelha de abano aquela que se distancia exageradamente do crânio. Geralmente é decorrente do apagamento parcial ou total de uma dobra da cartilagem e do aumento da concha.

7- Qual é a melhor idade para operar?

O ideal é que a cirurgia seja realizada após o desenvolvimento completo das estruturas nasais, sabemos que após os 15 anos de idade o nariz já apresenta um tamanho e formação muito próximo do estágio final da fase adulta. Após essa idade, as deformidades estéticas e funcionais são mínimas. Em alguns casos, podemos aguardar até os 18 anos para indicar a cirurgia com mais segurança.

8- A otoplastia deixa cicatriz?

Sim, deixa, mas é muito pequena. A otoplastia deixa uma cicatriz de cerca de 4 cm na parte de trás da orelha de forma que fica imperceptível.

9- Corre o risco da minha orelha de abano voltar depois da cirurgia?

As chances de o abano voltar após a otoplastia tradicional são pequenas. Mas para os pacientes se prevenirem, é muito importante seguir as orientações médicas. No pós-operatório, deve-se usar os curativos protetores pelo tempo indicado pelo especialista. Quem tem orelhas com cartilagens mais grossas, por exemplo, terá que usar a proteção por mais tempo.