Nariz de batata

O “nariz de batata” é uma queixa comum nas consultas de rinoplastia.

O paciente vem ao consultório com interesse em realizar uma cirurgia plástica visando principalmente a correção da ponta nasal que ele considera muito globosa, bulbosa.

Esse aspecto da ponta ocorre devido a dois principais motivos, que são o formato das cartilagens e a espessura da pele.

Quanto ao formato das cartilagens, essas podem ser facilmente tratadas através de pontos de sutura

Já o tratamento para diminuição da espessura da pele, é bem limitado. Mesmo com algumas técnicas no intra operatórios e medicações no pós operatórios com roacutam, nem sempre será possível um resultado de ponta “fininha”.

Por isso, durante a consulta, é muito importante um alinhamento de expectativas com o paciente.

Um exemplo que gosto de usar para explicar aos pacientes sobre a interferência da espessura da pele no resultado final da rinoplastia é o seguinte.

Imaginem colocarmos em uma mesa duas xícaras idênticas.

Sobre a primeira xícara estendemos um tecido de seda bem leve e fininho, que representa uma pele mais fina. Nesse caso nós conseguiremos visualizar todos os detalhes da xícara, a sua boca mais larga, a sua alça e inclusive o pires.

E sobre a segunda xícara estendemos um tecido bem pesado e grosso como um edredom, que representa a pele mais grossa. Nesse caso nós não conseguiremos observar os detalhes da xícara. Talvez nem conseguiremos identificar o que há debaixo daquele tecido

Então, mesmo que tenhamos exatamente o mesmos formato das estruturas ósseas e cartilaginosas abaixo da pele, nós nunca teremos o mesmo nível de definição e refinamento em narizes com espessura de pele diferentes

E também é importante lembrar que enquanto a pele mais fina nos permite mais refinamento, a vantagem da pele grossa é mascarar qualquer tipo de irregularidade abaixo dela.

Por isso, pacientes de pele grossa nunca terão um nariz “fininho”, é importante que orientemos sobre essa expectativa em relação à rinoplastia. Toda cirurgia possui um limite estético que precisa ser alinhado com o paciente.

Cada tipo de pele requer uma técnica cirúrgica diferente, por isso a avaliação pré-operatória é fundamental, e a programação cirúrgica precisa ser individualizada para cada caso.

Espero ter esclarecido um pouco sobre esse assunto,

Grande abraço!

Para mais informações sobre rinoplastia, siga o Instagram e canal do YouTube do Dr. Gustavo Caiado. Te espero lá!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *