Rinoplastia Estruturada
A rinoplastia estruturada é a técnica mais moderna de cirurgia plástica do nariz, com ela nós conseguimos resultados mais estáveis e refinados, quando comparado às técnicas antigas.
Mas afinal, o que essa técnica trouxe de novidade? Por que hoje os resultados estão melhores do que aqueles de anos atrás?
Um dos grandes diferenciais dessa técnica está relacionado a estruturação da ponta do nariz. Há 15 anos atrás quando eu iniciei minhas cirurgias plásticas de nariz, durante a residência, utilizavamos uma técnica onde os enxertos de cartilagem eram utilizados de forma flutuante para fixação da ponta, é o que chamamos de “strut”.
Com ele, nós conseguíamos uma certa definição, rotação e projeção da ponta do nariz, mas o fato de não ancorarmos o enxerto no septo e/ou na espinha nasal, trazia uma certa limitação de resultado além de uma baixa resistência e estabilidade.
Era a única técnica disponível na época, então nós tínhamos resultados bons, mas um pouco limitados.
Já com a rinoplastia estruturada passamos a utilizar os extensores septais que são suturados no septo e avançados além dos seus limites naturais, para assim criarmos um ângulo nasal mais elegante, adequarmos o volume da ponta, harmonizarmos o dorso do nariz, melhorarmos a relação da base nasal com a ponta assim como outros parâmetros de refinamento.
Tecnicamente para a realização da rinoplastia estruturada, utilizamos um pedaço de cartilagem, o qual moldamos e colocamos em locais estratégicos do nariz. Na maioria das vezes retirados do próprio septo nasal. E em alguns casos, com a necessidade de um volume maior de cartilagens, também podemos extraí-las de outros locais como orelha ou costela.
Espero ter esclarecido um pouco sobre esse assunto, siga meu Instagram e meu canal no YouTube para mais informações sobre rinoplastia.
Grande abraço!